31 de agosto de 2017

5 erros pra não cometer quando começar um blog: NÃO faça isso também!

Se tem uma pergunta que eu recebo com frequência é: como começar um blog? Como criar um blog? Quero ser blogueira, como faz? Por isso, aqui no blog eu criei uma categoria Para blogueiras, com informações e um pouco dos bastidores deste blog que você está acessando. Se chegou agora, puxa a cadeira que aqui tem muito conteúdo bacana, fica à vontade para navegar.

5 erros comuns de blogueira iniciante - começar um blog

Quando você digita no google o que mais aparece é passo a passo para ter um blog de sucesso mas quase ninguém fala dos erros que cometeu tentando fazer a coisa certa. Hoje eu te conto.

Onde eu falhei para começar um blog?

1. Posts aleatórios

Quando eu comecei o blog eu também tinha um outro emprego e o blog era feito nas horas vagas, com amor e carinho, mas sem nenhum planejamento. Eu não sabia o que ia postar na semana seguinte, os temas que estavam em alta…não tinha ideia de SEO, e achava que redes sociais era só pra bater papo #inocente.

Ter o seu conteúdo planejado é o melhor conselho que eu posso lhe dar! Mesmo que você só possa publicar 1 post por semana, que ele seja o melhor post da semana. Que tem um SEO trabalhado, que seja divulgado nas redes sociais de forma correta e com boas fotos.

2. Não ter consistência

Publicar um conteúdo só por publicar não fideliza nenhum seguidor e ainda não te torna nenhuma referência. Ou seja, as pessoas não voltarão pra ler o seu blog se você não tiver uma constância de posts e que eles sejam de assuntos relacionados.

como comecar um blog

3. Criar uma tribo e ligação com as pessoas

Pessoas gostam de pessoas, conversa gera conversa e por aí vai. Se alguém perguntou, responda. Viu uma foto bonita no feed? Curte, comenta! Achou um conteúdo lindo? Compartilhe! Ainda mais sendo blogueira e querendo conectar pessoas, esse é o caminho e eu demorei a entender isso.

4. Estar em todas as redes sociais

Um erro muito comum entre blogueiras e também em pequenas empresas. Você não precisa estar em todas as redes sociais! É recomendável que você tenha uma conta nas redes, até porque é preciso “guardar” o nome do seu negócio naquela plataforma, mas não precisa fazer malabarismo para estar em todas as redes, todos os dias.

Eu, particularmente, prefiro estar em 3 redes sociais ativamente (instagram, facebook e pinterest) do que ficar replicando conteúdo em 20 mil redes. Descubra qual rede te traz mais retorno (financeiro ou engajamento) e foque nela. Tenha as outras mas sem pirar muito rs.

5. Demorar pra mostrar a cara!

Esse com certeza é o erro mais estranho listado aqui. No começo do blog eu tinha (leia-se: ainda tenho!) vergonha de aparecer. Inicialmente era por precaução devido ao meu outro emprego mas depois passou pra vergonha mesmo. Foi incrível quando eu troquei a foto de uma coruja pela minha foto! Gerou uma aproximação tão (mas TÃO!) grande que vocês não fazem ideia! Claro que não precisa todo dia postar uma selfie sua mas vez ou outra é bom mostrar que atrás de todo o conteúdo que você compartilha tem um pessoa de carne e osso. As pessoas amam isso!

E por onde começar um blog?

Pra fechar este post eu te convido a ler os demais conteúdos que publiquei sobre o tema aqui no blog. Aproveite também para baixar o planner que uso para o meu planejamento e compartilhei com vocês no início do ano, tenho certeza que irá lhe ajudar a manter tudo em ordem por aí.

Gostou das dicas? Compartilha com suas amigas blogueiras e vamos nos ajudar!

Beijos 🙂

Comentários

  1. Nadi 31 de agosto de 2017 às 14:21

    ótimo post Talli!
    Passei por alguns desses erros também, principalmente o segundo! No início a gente não tem muita noção de tudo o que o blog pode nos proporcionar e ele acaba ficando para as horas vagas né =)
    Um beijo!

  2. Wanessa 31 de agosto de 2017 às 14:58

    só li verdades e concordo com o que vc disse. Planejamento, organização e paciência são 3 itens fundamentais pra quem quer um blog de sucesso e reconhecimento.
    Tenho mantido frequência nestas redes sociais, ultimamente tem dado certo.
    bj http://diadebrilho.com

  3. Daniel 31 de agosto de 2017 às 19:05

    Demais essas dicas! Vou passear pelo teu blog inteiro. Me identifiquei bastante!

    Abraços,
    Daniel
    https://poltrona22.com/

  4. Ariadne Rodrigues Machado 1 de setembro de 2017 às 07:48

    Olá Tallita, ontem vi sua chamada para esse post no stories, e vim aqui conferir as dicas. Realmente o pessoal passa as fórmulas, mas não os erros, achei muito válidas todas as suas dicas, principalmente no que diz a planejamento de postagens, realmente é melhor fazer um post por semana e bem feito, do que vários sem conteúdo. Gostei muito mesmo das dicas 😀

    bjus

    Ari ♥
    http://www.devoltaaoretro.com.br

 

Deixe seu comentário

:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
:t 
<3