4 de dezembro de 2017

Aprenda a reutilizar rolhas de vinho e deixe a decoração incrível!

Saiba como reutilizar rolhas de vinho na decoração
como reutilizar rolhas de vinho na decoracao do casamento

Foto: Paraná Noivas.

Saborear um bom vinho, principalmente se for na companhia daquela pessoa especial. Ou ainda quando é para comemorar alguma data importante, uma conquista como a compra da casa nova, o arremate de um apartamento à venda em Curitiba, que desejava há um bom tempo… Mas e quando o vinho acaba, melhor jogar rolha e garrafa fora, certo? Errado! Com algumas rolhas e muita criatividade é possível transformar a decoração de casa gastando pouco, e dando aquele toque especial e cheio de personalidade.

Como eu decorei meu casamento? Alguns DIY fáceis.

Um bom exemplo disso são as paredes personalizadas com rolhas de vinho, que além de charmosas ficam super requintadas, principalmente se elas não forem novas e estiverem com aquela marquinha que fica quando o vinho passa algum tempo em contato com ela. As nuances é que dão o destaque, principalmente por que cada uva tem uma coloração, então é possível fazer uma brincadeira até mesmo com as pontinhas das rolhas. Olha só que legal essas ideais para você se inspirar.

reutilizar rolhas de vinho na decoracao da casa

Foto: Tammy Hoffman/ Houzz.

Para fazer a colocação das rolhas em uma parede como essa, é possível fazer a colagem com cola quente, silicone, fita 3M ou cola para madeira, porém a aderência do silicone e da fita 3M podem ser melhores, principalmente em azulejos que normalmente são áreas com mais umidade. Também é indicado fazer a colagem em um mdf fino (pode ser até mesmo aqueles fundos finos de móveis), pois caso decida modificar a decoração ou algum cano precise de reparos, sua arte continuará intacta e a parede não ficará com resquícios de cola ou qualquer outro material que decida utilizar.

reutilizar rolhas de vinho na decoracao

Foto: Divulgação.

Vale lembrar que é bem importante nesse caso ter uma quantia bem considerável de rolhas para não correr o risco de acabarem bem na metade da “obra”. Ainda para quem pretende preencher paredes, há a opção de fazer uma “redoma” e ir colocando conforme os vinhos forem sendo tomados. Nesse caso não sai tão barato por que o projeto pode pedir a necessidade de um marceneiro ou vidraceiro, dependendo do modelo escolhido. Mas é uma boa ideia e que fica ainda mais linda.

reutilizar rolhas de vinho na decoracao do apartamento

Foto: Claud Makeup.

Mais ideias para utilização de rolhas na decoração

Para quem mora em apartamentos ou casas em condomínio, principalmente se forem locados, muitas vezes não tem muita liberdade para interferir tanto na decoração, principalmente das paredes. Mas há alternativas inteligentes e fáceis de fazer em casa para utilizar as rolhas na decoração. Um “montinho” de rolhas pode se transformar em um criativo descanso para panelas, virar moldura para quadros, espelhos e até relógios, além de porta-velas, abajures, e o que mais sua criatividade permitir.

E que tal aprender a fazer alguns objetos de decoração então?

  • Porta- Velas 
reutilizar rolhas de vinho porta velas

Foto: Revista Artesanato

Você vai precisar de:

– 1 copo de vidro ou recipiente metálico/cerâmico mais largo

– Aproximadamente 10 rolhas de vinho

– Fita de cetim, barbante ou material de sua preferência para fazer a amarração das rolhas e dar acabamento

– Vela do tamanho de sua preferência (cuidado somente para que a base dela caiba no recipiente)

– Base de mdf fino ou papelão para dar proteção e sustentação do arranjo (com 10 cm de diâmetro, aproximadamente)

Como fazer:

– Após escolher a base para seu porta-velas, seja mdf ou papelão, pegue um compasso ou outro material, desenhe um circulo com 10 cm de diâmetro (podendo ser maior ou menor, depende do tamanho do porta-velas que decidir fazer) e com o auxílio de um estilete ou serra, recorte a base.

– Centralize o copo de vidro na base e vá colocando as rolhas ao redor, até fechar o entorno completamente. Se preferir, use cola quente na base de cada rolha e vá afixando no papelão ou mdf. Arremate com a fita ou o acabamento que preferir, e posicione sua vela dentro do copo.

 

  • Moldura para quadros, espelhos, porta-retratos e relógios
reutilizar rolhas de vinho em porta retrato

Foto: Divulgação.

Você vai precisar de:

Um quadro antigo, porta-retrato ou relógio que queira revitalizar (de preferência com moldura reta)

– Lixa para madeira (se necessário, caso a moldura escolhida tenha alguma cor existente e você queira deixar na cor original)

– Rolhas de vinho

– Cola quente ou cola para madeira

– Verniz Spray Artesanato ou tinta se desejar modificar a cor das rolhas

Como fazer:

– Separe o quadro ou foto da moldura. Reserve.

– Pegue a moldura (se for de madeira) e lixe se necessário. Senão, pegue as rolhas e faça um pré-projeto de como você deseja que fique o desenho das rolhas nessa base (retas, transversais, etc). E quando definir isso, comece a colagem com a cola quente ou de madeira, sempre cuidando para não deixar aqueles escorridos que acabam deixando o resultado final prejudicado.

– Ao terminar as colagens, finalize com o Verniz Spray Artesanato Incolor para dar uma proteção a mais, mas se não desejar, é só esperar tudo secar, colocar a foto ou recolocar o quadro na parede e está pronto mais um artesanato lindo para sua casa.

  • Tapete com rolhas de vinho (70×50 cm)
reutilizar rolhas de vinho em tapetes

Foto: Divulgação.

Você vai precisar de:

– Aproximadamente 170 rolhas de vinho

– Cola quente

– Régua, fita métrica ou trena

– Tesoura bem afiada

– Estilete

– Tábua de carne ou pedaço de madeira que dê para usar como apoio para corte

– Borracha na medida 70×50 ou forro antiderrapante (encontrado em lojas de tecido)

Como fazer:

– Primeiro, você pode fazer um pequeno esboço em um papel sulfite do desenho do seu tapete, antes de começar a colar, para evitar erros.

– Depois, pegue o pedaço de borracha ou antiderrapante e corte na medida 70×50. Reserve.

– Agora vem a parte mais trabalhosa, e que exige mais cuidados para evitar cortes e acidentes com o estilete (ou faca). Em cima da tábua de corte, parta as rolhas, uma a uma ao meio, deixando planas para facilitar a colagem no tapete.

– Antes de começar a colar, posicione as rolhas em cima para ter uma noção de quantas vai precisar ao todo em cada fileira. Por isso, é bom ter algumas rolhas sobrando caso falte ou precise de substituição (as vezes o corte sai um pouco errado, então é bom garantir). E é importante lembrar de deixar a parte antiderrapante para baixo, se esse for o material escolhido.

– Feito isso, passe cola quente na parte reta da rolha e vá preenchendo seu tapete até finalizar a cobertura. O mais correto é fazer uma espécie de moldura e ir colando, pois assim a chance de precisar cortar no comprimento da rolha é menor e o trabalho fica mais fácil.

– Espere secar bem e depois é só decorar a entrada de casa ou de seu cantinho preferido.

Experimente essas dicas e mande seu comentário e suas fotos para nós!

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

 

Deixe seu comentário

:bye: 
:good: 
:negative: 
:scratch: 
:wacko: 
:yahoo: 
B-) 
:heart: 
:rose: 
:-) 
:whistle: 
:yes: 
:cry: 
:mail: 
:-( 
:unsure: 
;-) 
:t 
<3